Saiba Como Consultar se seu nome está sujo no Serasa, SPC e SCPC

O número de inadimplentes cresce muito no nosso país, saiba como consultar a sua situação junto aos serviços de proteção ao crédito e como resolver problemas de mau pagamento, caso exista algum. Em tempos de crise econômica as famílias têm visto “o mês sobrar no final do dinheiro”, não é verdade? Infelizmente, em alguns casos, os consumidores precisam optar por qual débito será quitado e qual ficará pendente.

Desde o primeiro dia de atraso no pagamento de determinada conta, a empresa credora tem o direito de contatar com as empresas que administram os cadastros de inadimplência. O consumidor devedor tem, em contrapartida, o direito garantido por lei de receber uma carta que avise da situação, além de receber um prazo de dez dias para quitação da dívida ou abertura de negociação para fazê-lo, evitando assim a inclusão de seu CPF cadastro de inadimplentes.

Atualmente, as principais bases de dados usadas por empresas e bancos para conferir o status de bom ou mau pagador do consumidor são:

I.O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que está sob a administração da Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL);

II.A Serasa, que funciona sob a responsabilidade da Serasa Experian;

III.O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado e mantido pela Boa Vista Serviços.

A principal dificuldade associada ao nome sujo é conseguir linhas de crédito aprovadas, seja crediários particulares das lojas, seja o cartão de crédito que foi pedido, seja a aprovação de financiamentos e empréstimos.

Além disso, seu Serasa Score pode cair, o que prejudica ainda mais a aprovação de financiamentos e empréstimos, e outras linhas de crédito que você já possua, como o cheque especial e o talão de cheques, podem ser suspensas. O mais recomendado é sempre quitar a dívida o mais rápido possível ou então parte dela, por meio das negociações.

Consultar seu CPF no Serasa Grátis

Para consultar seu CPF no Serasa, você pode ir pessoalmente em qualquer uma das agências do Serasa, com o seu RG, Carteira de Trabalho ou CNH. Lembrando que a consulta é individual apenas para o titular do CPF ou procurador portando procuração com firma reconhecida em cartório assinada pelo titular do CPF.

Agora caso queira consultar pela internet, basta criar uma conta no site Serasa Consumidor ou baixar o aplicativo para smartphone, além de poder consultar a situação do seu CPF, também será possível saber o Serasa Score (reputação do seu CPF para as empresas) e até limpar seu nome online com as empresas parceiras, após o pagamento da dívida, a empresa tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.

Consultar seu CPF no SCPC Boa Vista Grátis

Para checar a situação do CPF no SCPC, é preciso acessar o site Consumidor Positivo e clicar no botão “Consulte Já”, realizar a sua inscrição e depois digitar o e-mail e a senha. Em seguida, o site informa se consta alguma pendência no sistema.

Caso você queira checar presencialmente, basta ir em qualquer uma das agências do SCPC (veja os endereços), levando o seu CPF e um documento de identidade. Se você reside no interior de São Paulo, procure o Serviço Central de Proteção ao Crédito de sua cidade. Caso seja de outro estado, entre em contato pelo telefone 3003-0101 e receba as instruções.

Além disso, caso você seja usuário de Smartphone, o SCPC fez uma parceria com o aplicativo financeiro Guia Bolso, em que no próprio aplicativo gratuito, você consegue checar essas informações.

Download do Guia Bolso para Android
Download do Guia Bolso para iOS (Iphone, Ipad, Ipod)

Consultar seu CPF no SPC Grátis

Para checar presencialmente a situação do seu CPF, basta ir em um dos postos de atendimento do SPC Brasil, levando o CPF e documento de identidade com foto. Ao realizar a consulta, é informado o débito pendente e os dados da empresa que está cobrando esse débito.

O SPC Brasil também não disponibiliza a consulta a nome sujo pela internet de forma gratuita, apenas presencialmente.

Agora, para checar o seu CPF pela internet, é necessário pagar o valor mínimo de R$9,90 na loja online do SPC Brasil ou se cadastrar na área de Consumidor Positivo.

Para finalizar, é importante reparar um engano muito comum entre os consumidores: quando falamos que a dívida caduca após cinco anos isso não quer dizer que você não tenha que quitá-la junto a seu credor. Esse débito continua existindo e o CPF do consumidor ser retirado das listas de inadimplência não melhora a situação junto as linhas de crédito, caso ele não quite suas dívidas. Mais uma vez fica dito que o único caminho para regularizar a situação é negociar a dívida e quitá-la o mais rápido possível, entendido?

Deixe um Comentário