Potenay – Efeitos, Bula, Preço, Tudo o que você Precisa Saber!

Potenay é um complexo vitamínico à base de vitamina B veterinário usado principalmente em animais debilitados (equinos, bovinos, cães, gatos, etc), seu efeito anabólico é irrelevante em seres humanos, mas seu grande sucesso no mundo dos esportes se deve ao seu poder de estimulante. Lembrando, que essa substância é considerada doping pela WADA (World Anti-Dopping Agency).

Potenay é produzido pela Fort Dodge, é encontrado em forma de óleo injetável em frasco-ampola de 10 mililitros, o que renderia uma dose única para animais com peso superior a 100 quilos. O Potenay melhora a performance em treinos de força e resistência, sendo muito utilizado no mundo das lutas, há quem diga que era o segredo dos Gracies na década de 90. Entre seus compostos, a sua principal substância é o sulfato de Mefentermina (Mephentermine), uma parente da metanfetamina.

Mefentermina (Mephentermine) anteriormente foi usada em inaladores de descongestionantes nasais e antes disso como um estimulante na psiquiatria, seu uso foi descontinuado devido aos seus colaterais. Mephentermine pertence à classe de estimulantes cardíacos adrenérgicos e dopaminérgicos, podendo ser usado na medicina em alguns casos de insuficiência cardíaca e hipotensão.

Efeitos da Potenay

A mefentermina atua por estimulação indireta de receptores β-adrenérgicos, causando a liberação de norepinefrina em seus locais de armazenamento. Tem um efeito inotrópico positivo no miocardio. A condução AV e período refratário do nódulo AV é encurtado com um aumento na velocidade de condução ventricular. Ele dilata artérias e arteríolas no músculo esquelético e camadas vasculares mesentéricas, levando a um aumento no retorno venoso.

  • Início: 5-15 minutos (Intramuscular), imediato (Intravenoso).
  • Duração: 4 h (Intramuscular), 30 minutos (Intravenoso).
  • Interações medicamentosas

    Antagoniza o efeito de agentes que diminuem a pressão arterial. Hipertensão grave com IMAOs e antidepressivos tricíclicos. Efeitos vasoconstritores aditivos com alcalóides de ergot, oxitocina .
    Potencialmente fatal: risco de ritmo cardíaco anormal em pessoas submetidas à anestesia com ciclopropano e halotano.

    Farmacocinética

    Metabolismo rapidamente desmetilado no corpo seguido de hidroxilação.
    Excreção via urina (como inalterada e metabólitos); mais rápido na urina ácida.

    Colaterais da Potenay

    Sonolência reflexa, incoerência, alucinações, convulsões, ritmo cardíaco lento (Bradicardia Reflexa), medo, ansiedade, agitação, tremor, insônia, confusão, irritabilidade e psicose. Náuseas, vômitos, redução do apetite, retenção urinária, dispnéia, fraqueza.

    Potencialmente fatal: bloqueio AV, estimulação do SNC. Hemorragia cerebral e edema pulmonar, arritmias ventriculares.

    Dependência Química da Potenay

    ALERTA: Nunca use Potenay, esse é um produto de uso exclusivo veterinário.

    Pela mefentermina ser um estimulante, parente da metanfetamina, seu uso pode levar a dependência química. Acompanhe o relato de um usuário (Thiago Celli) dessa substância, que afirma, que já usou em um só dia 10 bujões de 10 ml, confira como essa substância destruiu sua vida:

    Deixe um Comentário